sábado, 27 de novembro de 2010

Sobre Psicopatas...

Olá, pessoas.

Foram geradas algumas polêmicas aqui no Café em decorrência do assunto Psicopatas. Eu sei que, para algumas pessoas, este tema já deve ter dado no saco (kkkkk). Enfim, prometo que não me alongarei no post. Ou não, afinal, adoro pesquisar sobre o comportamento humano.

Yvone (Letícia Sabatella), a personagem psicopata da novela "Caminho das Índias"

O objetivo deste post é esclarecer o que vem a ser realmente psicopatia.  A definição que mais ouvimos por aí é:  psicopata = assassino. É um erro comum. Mas, na verdade, nem todos os psicopatas são assassinos e nem todos os assassinos são psicopatas. Para se afirmar que alguém é um psicopata é preciso fazer uma análise detalhada com base nos históricos comportamentais da pessoa avaliada. Portanto, não dá pra dizer: "fulano é psicopata pq matou neltrano". Não, é necessário levantar uma série de informações sobre a conduta do indivíduo em questão. O ser humano normal é movido por três fatores: vontade, razão e sentimento. Enquanto os psicopatas são movidos apenas pela vontade e a razão. Para eles, não existem sentimentos,  os psicopatas são incapazes de se colacarem no lugar do outro. Por isso, o psicopata não mede as suas ações, se for preciso prejudicar alguém para conseguir chegar ao seu objetivo ele o fará sem sentir culpa alguma (essa é a sua principal característica: a ausência de culpa).

Pesquisas mostram que cerca de 5 milhões de brasileiros são incapazes de sentir emoções. “De 1% a 3% da população tem esse transtorno. Entre os presos, esse índice chega a 20%”, afirma a psiquiatra forense Hilda Morana, do Instituto de Medicina Social e de Criminologia do Estado de São Paulo (Imesc). Isso significa que uma pessoa em cada 30 poderia ser diagnosticada como psicopata. E que haveria até 5 milhões de pessoas assim só no Brasil. Dessas, poucas seriam violentas. A maioria não comete crimes, mas deixa as pessoas com quem convive desapontadas. “Eles andam pela sociedade como predadores sociais, rachando famílias, se aproveitando de pessoas vulneráveis e deixando carteiras vazias por onde passam”, disse o psicólogo canadense Robert Hare, professor da Universidade da Colúmbia Britânica e um dos maiores especialistas no assunto.

Características do Psicopata:

Charme

Tem facilidade em lidar com as palavras e convencer pessoas vulneráveis. Por isso, torna-se líder com freqüência. Seja na cadeia, seja em multinacionais.

Inteligência

O QI costuma ser maior que o da média: alguns conseguem se passar por médico ou advogado sem nunca ter acabado o colegial.

Ausência de culpa

Não se arrepende nem têm dor na consciência. É mestre em botar a culpa nos outros por qualquer coisa. Tem certeza de que nunca erra.

Espírito sonhador

Vive com a cabeça nas nuvens. Mesmo se a situação do sujeito estiver miserável, ele só fala sobre as glórias que o futuro lhe reserva.

Habilidade para mentir

Não vê diferença entre sinceridade e falsidade. É capaz de contar qualquer lorota como se fosse a verdade mais cristalina.

Egoísmo


Faz suas próprias leis. Não entende o que significa “bem comum”. Se estiver tudo ok para ele, não interessa como está o resto do mundo.

Frieza


Não reage ao ver alguém chorando e termina relacionamentos sem dar explicação. Sabe o cara que “foi comprar cigarro e nunca mais voltou?” Então.

Parasitismo

Quando consegue a confiança de alguém, suga até a medula. O mais comum é pedir dinheiro emprestado e deixar para pagar no dia 31 de fevereiro.

Em nossa sociedade, há muitos psicopatas espalhados por aí...  Os psicopatas não-assassinos estão em empresas, muitas vezes, ganhando uma promoção atrás da outra, enquanto puxam o tapete dos seus colegas, sem sentirem um pingo de remorso. Também podemos encontrá-los aos montes entre políticos safados que desviam o dinheiro público para suas contas bancárias ou escondem em suas cuecas (ou calcinhas, para os meninos não falarem que estamos dizendo que só existem políticos homens que furtam o nosso money ;) entre médicos filhos de uma p... que deixam pacientes morrer por negligência, entre “amigos" da onça que pegam dinheiro emprestado e nunca devolvem…

O psiquiatra Sérgio Paulo Rigonatti, do Instituto de Psiquiatria afirma que os psicopatas tratam as pessoas como coisas. Isso acontece porque eles simplesmente não assimilam emoções. Para entender isso melhor, vamos dar um passeio pelo inferno...

Corpos decapitados, crianças esquálidas com moscas nos olhos, torturas com eletrochoque, gemidos desesperados. Só de imaginar cenas assim, a reação de pessoas comuns é ter alterações fisiológicas como acelerar as batidas do coração, intensificar a atividade cerebral e enrijecer os músculos. Em 2001, o psiquiatra Antônio Serafim colocou presos de São Paulo para assistir a cenas assim. Cada um ouvia, por um fone, sons desagradáveis, como gritos de desespero. “Os criminosos comuns tiveram reações físicas de medo”, diz ele. “Já os identificados como psicopatas não apresentaram sequer variação de batimento cardíaco.”

Mais: uma série de estudos do Instituto de Neurociência Cognitiva, nos EUA, mostrou que psicopatas têm dificuldade em nomear expressões de tristeza, medo e reprovação em imagens de rostos humanos. “Outros 3 estudos ligaram psicopatia com a falta de nojo e problemas em reconhecer qualquer tipo de emoção na voz das pessoas”, afirma Blair.

É simples: assim como daltônicos não conseguem ver cores, psicopatas são incapazes de enxergar emoções. Não as enxergam nem as sentem, pelo menos não do mesmo jeito que os outros fazem. Em vez disso, eles só teriam o que os psiquiatras chamam de proto-emoções – sensações de prazer, euforia e dor menos intensas que o normal. “Isso impede os psicopatas de se colocar no lugar dos outros”, diz Hilda Morana. 

Fontes: InblogsMovimento Gíorgío Renan por justiça
obs: Quem quiser saber mais sobre as polêmicas que mencionei no inicio do post dê uma espiadinha nos comentários destes outros posts: Dormindo com o inimigo, Mulheres psicopatas ou homens incompreendidos - Parte 1 e Mulheres psicopatas ou homens incompreendidos - Parte 2

Beijos

12 comentários:

  1. Depois desse post, te indico "Mentes Perigosas" de Ana Beatriz Barbosa Silva..Bju!

    ResponderExcluir
  2. Carmaba Ká.. Jurava que isso viria da Pri. rsrs

    Acabei de ser desmascarado, eu TINHA uma Profissão né? Precisava dizer que TODO mundo é psicopata? Afinal, quem pede dinheiro e nunca paga é Psicopata (Quase todos são assim..haha, A Parte do charme? Puts, não sou Bonito, mas TODOS dizem que convenço qualquer pessoa. Inteligencia? Graças a alguem meu QI é baixo, sou Burro. Ausencia de Culpa? Calma ai, esse papinho de culpa é coisa de EMO, sentimos culpa quando somos culpados, mas quase nunca sou o culpado, as pessoas que são bestas. Caraca, acabei de ver que existe o lance de "Psicopatas Nunca erra". Dai junta tudo isso e as promoções em cargos que ganho, Pronto! Definitivamente sou psicopata. Frieza? Não sou FRIO, apenas prefiro a razão e a lógica. só isso. Ahhh a Personagem que citou, Eu amava essa Mulher (Ufa tenho sentimentos) pois ela era BOA trouxa foi quem caiu na dela, sempre digo "Só fazem conosco o que permitimos que façam".

    E outra coisa, no texto diz que psicopata não tem sentimento, como assim???? Agora falo com psicopata (ja que me encaixo em tudo ai das Descrições). O Prazer??? Prazer não é SENTIMENTO? e o prazer que tenho quando ganho algo? o Prazer de dever Cumprido? O Prazer da Gloria? Prazer é sentimento... rsrsrs

    Mais gostei muitoooooo do texto, embora eu seja um psicopata. Dane-se quem quiser cair na minha que caia. Será que se eu namorar uma garota psicopata seremos felizes? hahahaha

    Parabéns Ka... Otimo Texto!

    ResponderExcluir
  3. Estava ficando preocupada pois comecei a me identificar: charme, inteligência (hehehe)..mas aí vieram outras características meio xinfrinhas..e não me identifiquei não..ainda bem né!

    Tá ótimo o texto!

    (E êêêê finalmente o Thiago concordou! O problema dele é coma Pri.)

    Ass: aquela que coloca lenha na fogueira. (que ridícula! afff não tô bem hoje!)

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Cara, esse lance de psicopata me interessa muito!
    Não, definitivamente não sou a favor de nenhum, é que me impressiono com a capacidade humana de tantas coisas, sejam elas as mais monstruosas possíveis ou não.
    É tudo tão complexo, tão.. sei lá, perfeito.
    [ não a maldade, claro, mas as outras coisas são perfeitas até mesmo em suas imperfeições ]
    Enfim, amei o post, e o blog também. Já tô seguindo \o/

    ResponderExcluir
  6. Sempre que falam em psicopatia me lembro dessa personagem de Caminho das Índias. Lembro-me que no fim da novela surge a mãe dela dizendo que sofreu um golpe da própria filha e que durante a infância a mesma apresentava comportamentos estranhos (inclusive chegou a colocar fogo no rabo de um gato). O psiquiatra da novela (vivido pelo ator Stênio Garcia) afirmou que os pais conseguem notar comportamentos psicóticos nos filhos desde a infância e que cabe a eles “reprimir” tais comportamentos, afim de que os filhos não sejam tão “nocivos” à sociedade.

    Lendo esse post super interessante e fazendo as minhas análises acerca da psicopatia, cheguei a uma conclusão na qual eu já tinha chegado há um tempo, porém agora eu pude confirmar as minhas teorias através desse texto. Sei que vai gerar mais polêmica, mas estamos em um espaço democrático e sendo assim eu me sinto livre para me expressar. Também não quero generalizar, pois cada caso é um caso. Notei que grande parte dos profissionais da área de Exatas possui uma tendência maior a ter perfil psicótico, pois se utilizam basicamente da razão e da objetividade, ao contrário dos da área de Humanas, que se baseiam no sentimentalismo e na subjetividade. Homens: sinto lhes informar, mas grande parte dos profissionais da área de Exatas é do sexo masculino.

    ResponderExcluir
  7. "Precisava dizer que TODO mundo é psicopata? Afinal, quem pede dinheiro e nunca paga é Psicopata (Quase todos são assim.."

    Bom dia, Thiago!
    Não, eu não disse que todo mundo é psicopata, rs

    Foi dito: "também podemos encontrá-los aos montes... ENTRE “amigos" da onça que pegam dinheiro emprestado e nunca devolvem…"

    Se é entre isso significa que não são todos inseridos nesta categoria. As principais características de um psicopata é a falta sentimentos, ausência de culpa e falta de limites (faz de tudo para conseguir o que quer, não se importando em manipular, usar e magoar as pessoas ao seu redor).

    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Ahhhhh.. a Vera Lucia Moura me salvou..hahaha

    Sou de EXATAS... Trabalho com Informatica a 14 Anos.. E acho que estou deixando de ser Psicopata.. Pois Acredite Vera.. Fiz Duas faculdades pelo Meio (Sistemas da Informação e Redes de Computadores) sai das Duas.. e Agora Inicio o Curso de Ciências Socias.. Uhuuu To deixando de ser Psicopata então...rsrsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oiiii boa tarde
    vim te conhecer atras do blog
    superziper
    nossa gostei muito de seu blog
    os assuntos sao interessantes
    tambem conheço pessoas psicopatas
    e olha ke nao sou estudada no assunto
    bom fico deixando minha markinha
    mas eu volto viu
    um abraçao

    ResponderExcluir
  10. Oi Kááá
    Gostei mto do poste e tema , mt bem abordado.

    Msm assim as pessoas confundem mt o q é psicopata , eh um caso de grande complexidad

    Bjão

    ResponderExcluir

Opiniões diferentes serão respeitadas, apenas pedimos que sejam expostas com bom senso e respeito. Sente-se e não se esqueça de sua xícara de café. Desabafe conosco!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...