Profissão: Recrutador!

Alguém mais além do Sr. Nalli Valentim viu que esse é meu post n° 100??

 É eu sou faladeira ou "escrevinderia" ( como esse é o número 100 eu posso inventar palavras irridículas ahahahah)
Hoje para a felicidade de alguns e tristeza de outros, vou comentar sobre RECRUTADORES, a raça maldita que pode destruir sua vida e sua alma.

Existe um certo tabu com relação aos profissionais de Recursos Humanos. Os lindos tendem a ser o tipo de  pessoa mais arrogante da face da terra, eles acha que detêm o poder sobre a situação, o que não deixa de ser verdade, entre aspas.
O fato é, ele também NÃO está preparado para ter esse poder todo em mãos.
 Assim como ele detêm o poder, você detêm o futuro da organização onde ele "O MERO" selecionador de talentos, trabalha. Você em sua maioria, é a chave para o desenvolvimento da organização e ele a porta, o que vale mais?!

Deixa eu explicar melhor:
Selecionadores, recrutadores ou simplesmente a moçinha do RH, são despreparados. O fato de terem estudado 2 anos de Gestão de Recursos Humanos, não é crédito suficiente para dizer que ele sabe como lidar com pessoas.
Todo profissional possui defeitos, e muitos dos profissionais de Rh são a personificação do produto paraiguaio - em dois meses de uso se não quebrar, deixa você maluco.

Alguém aqui já participou de algum processo seletivo, do qual, o recrutador não quis informar, salário, tarefas, nome da empresa ( em casos de tercerização de serviço, por parte de empresas de consultoria)?
Ele costuma dizer "que a vaga é ótima, em uma empresa de grande porte", enche a boca para falar sobre sua empresa, mas qual é o nome da bendita?
Quando você descobre, é sempre uma empresa do grupo Cotinha...- que doce ilusão a sua meu caro candidato.
GRUPO não é empresa de grande porte, é uma empresinha aberta por uma empresona, que em sua maioria não tem nem 10 anos de desenvolvimento, pode até ter aval do grupo, mas não é tão desenvolvida assim.

Eis, um exemplo clássico dos recrutadores despreparados, sem humildade e burros.
- BURROS???
Sim, sim, primeiramente o "fulaninho" telefona para o telefone fixo que está no seu curriculo, caso alguém atenda e você não esteja, ele diz assim:  
- A assunto é de interesse dela, preciso falar com a fulaninha. Vou ligar no celular, pode me confirmar o número?!
Ele consta no seu currículo, e se o assunto é de exclusivo interesse do candidato, vá direto a fonte: TELEFONE MÓVEL!
LOSER!!!
O fofolindo (a) faz várias perguntas; qual seu último salário, você tem interesse de participar de nosso processo seletivo - a pessoa não fala nem como será o processo, mas a primeira pergunta que ela faz é se tem interesse. Ele nunca te informa muito sobre a vaga, mas quer saber tudo sobre suas experiências.
Por último ele diz: "Você pode comparecer aqui amanhã?"
E você se acha o profissional mais requisitado do mundo....ahahahahahahahahahah
Sinto dizer que não é isso!
Você teve três provas de como ele é burrinho e sem humildade, se mesmo assim quiser continuar saiba que virá coisa pior pela frente.

Emprego, é como relacionamento homem e mulher, precisa existir sinceridade e cumplicidade. Não adianta atrair uma legião de desempregados para sua empresa sem informar nada sobre a vaga. O candidato precisa estar ciente e analisar os riscos baseado em fatos, não em suposições.

Recrutadores despreparados são falsos, buscam a perfeição mesmo para suas empresas sem estrutura e ética.
 - Mas como fugir deles?!

Sinto informar que isso nunca vai acontecer, a não ser que esse post seja lido por todos os recrutadores do mundo - é o n° 100 divulga, vai :D.
Como desconfio muito disso, deixo então minha dica, e torço para um dia esse tipo de profissional "Buscar  o conhecimento":
Sejam honestos, humildes e nunca se esqueçam que lidar com pessoas não é estar rodiado de gente é saber ser educado, compreensivo, acolhedor, sincero e o principal HUMILDE. Ninguém é melhor do que ninguém.

CANDIDATO QUERIDO antes de se submeter a esse tipo de situação lembre-se, você é a chave que abre qualquer porta!

Nós vemos por aí,
Beijos Pri Viotto

Comentários

  1. Oi Pri,

    Em Primeiro lugar, Parabéns pelo "POST Nº100" fiquei esperando por ele a uma semana, quando notei que ia completar esse Numero.

    AMEI esse seu POST, fez muito jus ao "Especial", adorei suas palavras, esse seria um post idéial para o "Hipocrisia" do meu amigo Sr. Crítico.
    Já recebi diversas ligações desse genero, pergunto se eu desejaria participar, alguns até dizem que não posso fazer o que faço que é:
    - Quanto estão dispostos a pagar pela prestação de serviço?
    - Qual Empresa mesmo? Qual beneficios se tem ao trabalhar com vocês?
    - É daqueles trabalhos onde não se pode fazer nada ou poderei ter alguma liberdade?

    Me Recordo que uma vez a "menina" me perguntou no telefone:
    - Qual foi seu Ultimo Salário?
    Respondi bem claro e GROSSO..haha
    - Depende, vocês pretendem fazer uma oferta, pagando mais do que eu ganhava?

    Bom, é isso, Adorei seu post, recomendarei ao Sr. Crítico para entrar em contato com você e solicitar autorização para reproduzi-lo no "Adoravel Crítica"

    Pri, continue seguindo essa linhagem de Posts, já é o segundo sobre o tema dessa profissão.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Obrigaduuuuhhh!
    Olha eu queria ter essa sua coragem de falar certas coisas para esse tipo de gente, acho muita sacanagem. Mas, eu sou meio bobona quando ligam o máximo eu dispenso. No fundo tenho vontade de sair falando os erros que eles cometem, sem contar o fato que sempre que ligam eu não posso falar :(
    É um saco, enfim. Um dia vou ser rica e poderosa, vou ali jogar na mega sena ahahahahahahah

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Não tinha pensando por esse lado... espero que os donos das empresas também leiam seu post 100. Afinal, todos no final das contsas é pau mandado de alguém.

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Concordo com você! Adorei o post e acho que eles escolhem tanto e tem tanta gente ruim e mal preparada no mercado.. Eu acho que eles tem que ser humildes sim! Sorte!

    ResponderExcluir
  5. Olá, amadinhos!
    Que saudades... =)

    Estava relendo esse post. Concordo com algumas colocações.

    Como muitos sabem, eu sigo essa profissão.
    Realmente, é complicado. Sempre tento passar o máximo de informações possível no primeiro contato (salário, escala de trabalho, atividades.. enfim informações básicas). Desta forma, se houver interesse por parte do candidato, e as informações iniciais (do candidato) estiverem de acordo com o que a vaga requere, agenda-se uma entrevista.Deste modo, ninguém perde tempo.

    Bom post, só pecou no quesito generalização.

    Em todas as profissões há bons e maus profissionais.

    Sobre o último salário e pretensão salarial isso é perguntado para sabermos se o que a empresa oferece está de acordo com o que o candidato busca.

    É isso. Ótimo post.
    Bjooo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Opiniões diferentes serão respeitadas, apenas pedimos que sejam expostas com bom senso e respeito. Sente-se e não se esqueça de sua xícara de café. Desabafe conosco!

Postagens mais visitadas