Determinação e criatividade é a alma do desenvolvimento!

“SE ATRAVESSARMOS NOSSAS VIDAS CONVENCIDOS DE QUE A NOSSA
É A MELHOR FORMA DE AGIR NO MUNDO , VAMOS ACABAR DEIXANDO
PASSAR TODAS AS NOVAS IDÉIAS QUE APARECEM DIARIAMENTE."

 
 Para quem não sabe, Akio Morita é um dos exemplos de maior determinação que já existiu. O Sr. Morita,  vindo de uma família tradicional aristocráta, dona de uma das maiores marcas de saque do Japão. Foi contra toda essa filosofia e fundou sua própria empresa, aquela que mudaria a visão de muitas pessoas do mercado tecnológico e o desenvolvimento da sociedade como um todo.
Akio foi um dos fundadores da empresa que hoje conhecemos como Sony, antiga Tokyo Tsushin Kogyo Kabushiki Kaisha, que em 1960 mudaria para os Estados Unidos como Sony Corporation  (porque será que ela mudou de nome? O_o), para garantir novos patrocinadores, ganhar prestígio e ser a empresa mais reconhecida.
A empresa não ficou apenas no ramo tecnológico, com o passar do tempo, a música, tv, cultura, e em especial a bolsa de valores foram agregados ao seu desenvolvimento, mudando a maneira como o mundo via o Japão na década de 60. 
O lema "Mande in japan", surgiu na Europa e nos Estados Unidos como uma referência a produtos sem qualidade, com Morita esse lema veio a cair por água a baixo.
Como nada é para sempre Akio Morita morreu de pneumonia aos 78 anos de idade em 1999, deixando um legado de desenvolvimento e aprendizado.

Por que tudo isso??!!!
Simples, meus queridos! Antes de desistir é preciso entender como fazer dar certo, vejo tantas pessoas reclamado de tempo, de falta disso / daquilo, mas não vejo nenhuma delas correndo atrás de seus objetivos.
Eu mesma, as vezes me deixo levar pelo sentimento do "não consigo, não posso, não sou capaz". Mas, para mudar essa condição, nada melhor que aprender com o mestre.
Deixo com vocês algumas falas de Akio Morita, vê se aprende ok!
 
 8 conselhos de Akio Morita 

1. Acreditar em si mesmo
Não deixe que as pessoas acabem com suas expectativas de como você deve agir. Akio rompeu com a tradição familiar para iniciar o seu negócio, sua família era uma das mais antigas e aristocrática produtora de saquê, e o resultado é uma das mais reconhecidas marcas na história.

2. Comece pequeno
O investimento inicial para criar Sony foi 350 dólares. Sua sede: um edifício semidestruído pelos bombardeios da II Guerra Mundial. Morita recomenda: não se detenha pela falta de dinheiro ou aos presságios nefastos ao negócio: encontre sempre uma saída.

3. Escolher um bom nome
O nome original da Sony: Tokyo Tsushin Kogyo Kabushiki Kaisha (Tokyo Telecommunications Engineering Corporation). Demasiado longo para o ideário americano de quem pretendia inserir seus produtos no mercado. Rebatizou a empresa com uma combinação de sonus (som, em latim) e Sonny (um apelido usual no E.U.A.). Mais sonoro, mais claro e mais curto. Uma marca memorável, em diversas ocasiões, fazem toda diferença.

4. Confie no seu instinto
O sucesso inicial da Sony não foi por causa de uma pesquisa de mercado, se não a uma máxima de Morita: “Observe atentamente o modo como as pessoas vivem, obtenha um senso intuitivo do que eles podem e querem ter para ela.” Um exemplo: Morita recusou-se a mudar o nome do Walkman para Soundabout, uma marca ainda reconhecível. Nem sempre a razão parte dos experts.

5. Não tenha medo de cometer erros…
…mas não cometa o mesmo erro duas vezes. Quanto mais erros cometer, mais sábio será e, assim, acumulará mais experiências para romper novas fronteiras.

6. Produzir Qualidade
“A publicidade e promoção não sustentam um produto ruim ou inadequado”.

7. Ser diferente
Apesar do fim da II Guerra Mundial ser recente quando abriu a primeira loja da Sony nos Estados Unidos, a entrada da loja foi decorada com uma bandeira japonesa. O resultado? Comentários, expectativas e muitos jornalistas. A originalidade e riscos produzem publicidade gratuita.

8. Crie seu mercado
O triunfo acontece especialmente em nichos onde não há concorrência estabelecida. Morita criou produtos para mercados inexistentes e que foi a chave para o seu sucesso: Crie uma necessidade e satisfaça.

 "A CURIOSIDADE É A CHAVE PARA A CRIATIVIDADE"

Comentários

  1. Oi Pri,

    Gostei dessa postagem, na verdade venho gostando das postagens que você esta fazendo ultimamente, ando desanimado, caído, perdido. E seu texto meio que deu uma luz (não vou falar que é indireta pois já sei sua resposta), mas deixei meus objetivos de lado a um bom tempo, talvez esteja na hora de mais uma vez sacudir a poeira e levantar né?

    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Opiniões diferentes serão respeitadas, apenas pedimos que sejam expostas com bom senso e respeito. Sente-se e não se esqueça de sua xícara de café. Desabafe conosco!

Postagens mais visitadas