"O que você faria?"

Quem nunca ouviu está pergunta? Eu ouço freqüentemente. Amigos me contam sobre situações pelas quais passam e dizem: "o que eu devo fazer? o que você faria?"

Quando não estamos vivenciando a situação pensamos de um modo diferente (e mesmo quando estamos na mesma situação temos visões diferentes, pois cada um dá diferentes significados a mesma coisa).  As pessoas são diferentes e interpretam os mesmos fatos de forma diferenciada (o lance da percepção*) O que é bom para mim pode não ser bom para você e vice versa, correto? 

Duas faces ou um vaso? 

Pode-se imaginar como o outro está se sentindo, mas nunca entender completamente, pois cada um absorve do seu modo, de acordo com as suas expectativas, experiências de vida e etc. Por isso, eu acho está pergunta ("o que você faria?") um tanto quanto... não sei bem a palavra para expressar. Estranha, talvez? Ao invés de dizer o que faria, prefiro tentar fazer com que a pessoa perceba o que ela realmente quer. Tento ajudá-la a visualizar melhor a sua realidade e as possibilidades existentes. Não existe uma fórmula pré-definida que se aplique a todos os seres. Novamente vale dizer: "o que é bom para mim pode não ser bom para você e vice versa"

Para melhor entendimento sobre percepção dê uma espiadinha aqui!

Bjos

Comentários

  1. Também acho muito complicado responder estas perguntas. Porque cada pessoa tem sua personalidade e sabe lidar com a situação de um jeito.
    Já dizia uma frase que eu não me lembro de quem...
    "Cada um sabe a dor e a delicía de ser o que é."

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Concordo. Eu acho que sim, as pessoas de fora ver a situação melhor, mas opiniões são sempre diferentes.. Bju!

    ResponderExcluir
  3. Gostei do enfoque dado ao assunto! Realmente é muito difícil dar opinião no problema alheio, por tudo que disse aqui no post. Mas de qualquer maneira é válido, a pessoa pode não aproveitar totalmente, mas dali tirar um caminho para o raciocínio e busca da solução.

    Não costumo fazer essa pergunta para muitas pessoas, seleciono bem a quem perguntar. E em blogs dificilmente você me verá fazendo essa perguntar. A não ser que não seja um assunto pessoal. Exatamente porque uma pessoa que não me conhece um pouco mais, não conhece minhas dificuldades, então opinar num problema que estou passando fica difícil mesmo.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. "Não existe uma fórmula pré-definida que se aplique a todos os seres."

    Oi Ká, eu acho q vc está certíssima. Mto melhor uma pessoa q pensa como vc, do q aquelas q tem certeza q sabem d td e cheias de razao, mas nao sabem oq eh se colocar no lugar do outro para entende-lo. Sem falar q nao entendem essa limitação obvia de q, como nao somos o outro, nao temos com entende-lo 100%.

    Mto obg pela sua visita, querida.

    Bjos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Opiniões diferentes serão respeitadas, apenas pedimos que sejam expostas com bom senso e respeito. Sente-se e não se esqueça de sua xícara de café. Desabafe conosco!

Postagens mais visitadas