Tatuagens!

Há mais de 3500 anos atrás, a tatuagem já existia como forma de expressão da personalidade ou de indivíduos de uma mesma comunidade tribal (união de pessoas com as mesmas características sociais e religiosas). Os primitivos se tatuavam para marcar os fatos da vida biológica: nascimento, puberdade, reprodução e morte. Depois, para relatar os fatos da vida social: virar guerreiro, sacerdote ou rei; casar-se, celebrar a vida, identificar os prisioneiros, pedir proteção ao imponderável, garantir a vida do espírito durante e depois do corpo. Fonte



Podemos encontrar pessoas tatuadas de todos os sexos, idades e profissões. Atualmente, é muito comum ter uma tatuagem, embora ainda exista  preconceito com os tatuados no mercado de trabalho. Em menor proporção, mas ainda existe. 

As tatuagens são permanentes, porém existem serviços de remoção de tatuagens, remoção que faz com que você passe por outro episódio de dor, como foi no ato de fazer a tatuagem. Por isso, é importante pensar antes de se tatuar, para assim evitar arrependimentos e para que você possa encontrar um desenho que combine com a sua personalidade.

Pesquisei sobre tatuagens, dúvidas frequentes e o que deve ser observado e questionado antes de se fazer uma. Compartilho os dados da pesquisa com vocês:

As tatuagens são seguras?
Sim, contanto que você procurará um artista responsável que siga todas as precauções de segurança recomendadas e que será atendido em um estúdio de qualidade, você terá sua tatuagem com total tranquilidade e segurança.

Será que devo fazer uma tattoo?
É muito importante estar certo de sua decisão. Lembre-se que você a terá por toda vida. Procure o desenho que goste muito, evite modas e tendencias, estas passam a tatuagem fica. Se você tem muita vontade de ter uma tatuagem, mas ainda não tem certeza se encontrou a imagem ideal ou se gostaria de tê-la por toda vida, tenha paciência e aproveite para pesquisar mais um pouco. Duas boas saídas para visualizar a tatuagem em seu corpo é tatuar-se com henna ou fazer um Tattoo Test Drive.

Qual tattoo farei?
Independente da imagem escolhida, não tatue por impulso, leia e pesquise bastante sobre o desenho ou tema escolhido. Revistas especializadas, sites de tatuagem, e séries de desenhos são boas fontes de referências. Nos estúdios são disponibilizadas revistas e álbuns com séries de desenhos, mas uma boa conversa com o tatudor pode levar a criação de uma tatuagem personalizada a partir de suas idéias ou referência levada ao estúdio. A pesquisa de imagens reais como fotografias do tema que deseja tatuar, podem dar origem a belas tatuagens. No caso de animais, flores e pessoas, por exemplo, a fotografia poderá ser a melhor referência ao tatuador, claro, tratando-se de um tatuador profissional de alto nível artístico.

Fazer uma tatuagem demora quanto tempo?
O tempo necessário para se fazer uma tatuagem, varia de acordo com o tamanho, grau de complexidade, detalhes e habilidade do tatuador. Uma tatuagem simples com 15 cm, demora aproximadamente uma hora e meia. Uma tatuagem grande poderá custar-lhe algumas seções de uma hora e meia à duas horas em média.

Dói muito tatuar-se?
A intensidade da dor no processo da tatuagem varia de pessoa para pessoa, de acordo com a região do corpo, a tolerância à dor e o tamanho da tatuagem. Há quem diga que dói pouco e há quem diga que dói muito. Fato é que o pocesso da tatuagem produz uma dor suportável e provavelmente você fará sua tatuagem ao ver desenhos e idéias para sua próxima tattoo.

Tenho um amigo que não tem experiência, mas recentemente adquiriu um kit de tatuagens. Corro riscos ao tatuar com meu amigo?
Absolutamente esta não é uma boa idéia! Seu "amigo" colocará sua saúde em risco ao "praticar" o processo de tatuagem em você. Não seja uma "cobaia", evite riscos e resultados desagradáveis. O tatuador é um profissional de alto nível artístico, que estudou muito, tem muita prática, responsabilidades, trabalha em local com equipamentos adequados e tem conhecimentos claros das práticas de biosegurança. A aquisição de um kit de tatuagem, não fará de seu amigo um tatuador que reuni as características nescessárias para a realização de um trabalho artístico de qualidade.

Qual a melhor época do ano para se fazer uma tatuagem?
Embora você possa fazer sua tatuagem em qualquer altura que do ano, sua pele sofre muito mais o "agressões" durante o verão com piscina, praia, treinos ou apenas sendo exposta ao sol. O inverno é realmente uma estações indicada para se fazer uma tatuagem, pois durante o processo de cicatrização sua pele estará mais protegida.

Se estou doente, pode ser um mau momento para tatuar?
Sim. Se o seu sistema imunológico está debilitato, poder não ser uma boa altura para adquirir uma tatuagem. Com o seu sistema imunológico em plena força, o processo de cicatrização de sua tatuagem ocorrerá em sua plenitude. Se estiver adoecido, aguarde alguns dias e quando estiver bem disposto, faça sua tatuagem com segurança.

Qual o preço de uma tatuagem?
Os preços das tatuagens, assim como sua forma de cobrança, variam de tatuador para tatuador. Alguns tatuadores cobram por hora de trabalho, outros por seções ou preço. É importante que você não considere apenas o preço das tatuagens, tenha em mente que manter um estúdio de qualidade com seus funcionários, equipamentos e serviços, geram altos gastos que são repassados nas tatuagens. Procure a qualidade, e esteja disposto a pagar por ela. nunca coloque o preço na frente da qualidade. Lembre-se que sua tatuagem é uma arte que te acompanhará por toda a vida.

Quais as formas de pagamento utilizadas nos estúdios de tatuagem?
Geralmente o pagamento é à vista, mas há estúdios que aceitam o pagamento por seções, de acordo com o tamanho da tatuagem. Alguns estúdios não trabalham com cheques e outros aceitam cartões de crédito.

Tenho menos de 18 anos, posso tatuar?
Os estúdios de tatuagens, estão proibídos de promoverem a aplicação de tatuagens e body piercings em menores de 18 anos. Se você tem menos de 18 anos e gostaria de adquirir uma arte corporal, aguarde até compeltar os 18 anos e seja atendido em um estúdio de tatuagem seguro e com verdadeiros profissionais.

Estúdios de tatuagem oferecem aplicação de anestesia?
Não! Anestésicos só podem ser aplicados por médicos. Estúdio de tatuagem profissional não deve oferecer aplicação de anestésicos.

Sou negro, posso fazer tatuagens?
Sim. O tatuador analisará o tom de sua pele para escolher as cores e tons de tintas adequados, com base nisto, te oferecerá as opções adequadas.

O que devo observar quanto a biosegurança do estúdio?
1. Verifique se trata-se de um local ventilado, organizado e limpo.
2. Questione sobre o processo de esterilização utilizado no estúdio, o processo indicado é o uso de autoclave. Você tem todo o direito de conhecer a sala de esterilização e seus equipamentos.
3. O material levado a autoclave deve ser devidamente embalado em envelopes adequados, munidos de um indicador que atesta que o material a ser utilizado foi esterilizado.
4. O proficional deverá abrir o envelope selado sua frente, após mostrar-lhe o indicador de esterilização.
5. Solicite que o tatuador ou body piercing descarte as agulhas ou catateres utilizados no processo da tatuagem ou piercing, na sua frente. Verifique também se a tinta, luvas e demais suprimentos, foram devidamente descartados. Fonte

Eu não tenho tatuagens e, por enquanto, não penso em fazer, mas se fosse fazer faria no peito do pé, pois acho muito bonito tatuagens neste lugar. E vocês, leitores cafeinados, têm tatuagens, se não, têm vontade de fazer, onde fariam? qual desenho?

Comentários

  1. Legal esse post! Bem esclarecedor!

    Eu tenho 3 tatuagens, sempre quis me tatuar, mas há uns 10 anos atrás tatuagem era totalmente discriminada. Hoje em dia muito menos. Mas ainda faz uma marca de que vc não é uma pessoa conservadora. Conservadores dificilmente se tatuam... rs

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Que post genial!!!!
    Eu sou suspeita em falar de tatuagens... tenho 7.
    Me arrependi apenas de uma, que depois de um tempo a recobri com outro desenho. Me arrependi porque o tatuador fez minha fada parecer uma bruxa rs
    Sempre procurei lugares que me inspiravam confiança. Vi o trabalho do tatuador e ai fazia.
    Adoro todas!!!!
    Beijocas... tem cafezinho por ai?

    ResponderExcluir
  3. Ká, eu tbm não tenho e não tenho vontade de fazer.
    Um dia quase fiz, uma gato preto arrepiado lindo. Mas desisti. Não é medo não.
    É porque sempre fico achando que não saberei lidar com algo em mim por tanto tempo..

    ResponderExcluir
  4. Não tenho nenhuma tatoo, mas tenho muita vontade de ter sei até o que teria :D
    Uma Fenix, no ombro ou no pescoço.
    Um dia pretendo fazer, mas tem que ser uma fenix muito legal, nada dessas coisas bizarras.
    Um dia....ah...um dia!

    Beijosss

    ResponderExcluir
  5. Oi!

    Gostei muito desta explicação sobre tatuagens. Mas eu não faço. Até gosto de ver nos outros, mas tenho certeza que se fizesse uma, no outro dia estaria pensando diferente e querendo apagar.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Eu Tenho uma Tattoo tribal no Dedo (Tipo aliança de casado), e uma no antebraço direito. Fiz a minha primeira tattoo (do dedo) aos 16 anos, eu já tinha vontade, daí quando o Campos Machado criou a lei proibindo fui lá e fiz, afinal GOVERNO não manda no meu corpo, eu é que MANDO no Governo.
    Atualmente estou marcando minha seção de laser para remover a tattoo do antebraço, pois vou fazer um outro desenho por cima, e o laser vai ser para clarear ao Maximo o desenho antigo.

    ADORO, AMO sou apaixonado por mulher de tatuagem, acho sexy, sedutor, e etc. Claro que depende do desenho né...
    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Opiniões diferentes serão respeitadas, apenas pedimos que sejam expostas com bom senso e respeito. Sente-se e não se esqueça de sua xícara de café. Desabafe conosco!

Postagens mais visitadas