Franjas!

Marjorie Estiano na minissérie "Amor Em Quatro Atos"
Antes de cortar a franja, é preciso considerar o formato do rosto e escolher a franja mais adequada.“Toda mulher pode usar, mas deve-se levar em consideração o formato do rosto e o estilo de cada pessoa”, explica Ramon Lima, hair stylist do salão Ritz. Sem dúvidas, a franja é um dos cortes mais rápidos e práticos para mudar o visual.  E se não curtir é só deixar crescer. A franja em si não exige nenhum tipo de tratamento (exceto nos casos de uso de secador e chapinha) afim de hidratar o cabelo, como é o caso das tinturas. Manter a franja pode ser uma tarefa um tanto quanto complicada, principalmente para quem não tem cabelo liso e precisa passar chapinha, o que pode ressecar a franja. Cabelo oleoso também é um problema, pois, muitas vezes, a franja fica oleosa no mesmo dia em que o cabelo foi lavado ¬¬ Eu tenho cabelo oleoso e já passei por isso. E, claro, é preciso acertar o corte uma vez por mês.

Devido a praticidade, são as franjas longas, por volta da boca ou do queixo, que conquistam a maior parte da mulherada.“Deve ser possível prender a franja junto com o rabo de cavalo e, quando solto, o cabelo ganha bastante movimento”, ensina Thiago Braga, hair stylist do salão NaBahia. 

Pesquisei sobre franjas e cortes de cabelo que ficam bem em cada formato de rosto. Confiram:

Oval - Rostos ovalados são caracterizados por serem mais largos nas maçãs-do-rosto que na fronte ou no maxilar. O rosto oval é levemente mais largo na linha das maçãs e se estreita ligeiramente em direção ao queixo. Considerado geralmente como o formato ideal e é também favorecido por virtualmente qualquer tipo de estilo.

Quadrado - O rosto quadrado tem uma fronte larga e forte, de maxilar amplo. Pode parecer mais retangular se o rosto for afilado, e mais tradicionalmente quadrado se o rosto for largo. Quando o rosto quadrado é largo, um estilo que proporcione altura no topo e um comprimento com um baixo volume nos lados é mais favorável e tende a fazer a melhor impressão. Você poderá também considerar franjas na testa e um leve cacheado na linha do queixo para suavizar os "cantos" do formato quadrado.Quando o rosto de formato quadrado é mais afilado, considere adicionar cachos nos lados para "ampliar" o formato do rosto como um todo.

Triangular - O rosto de formato triangular tem uma fronte mais estreita e uma proeminente ou ampla linha do maxilar. Este formato é favorecido por estilos mais curtos e mais volumosos. Estilos curtos, em camadas, com vários cachos e elevados no topo irão possibilitar o equilíbrio necessário para este formato.

Triângulo invertido - Este formato está caracterizado por uma fronte larga e uma linha do maxilar e queixo estreitas. Geralmente, um estilo com franjas na testa e um corte bem definido na linha ou logo abaixo do queixo (assim como um pouco de ondulação para ampliar o formato) trará equilíbrio ao rosto.

Redondo - Este formato é o que diz o nome. Um rosto sem ângulos definidos com tendência a ser mais largo na linha das maçãs-do-rosto e com "cantos" mais suavizados ao longo do maxilar e fronte. O objetivo para um rosto arrendondado é adicionar altura, fazendo com que o mesmo pareça mais "comprido". Geralmente, cortes com estilo em camadas, bem elevados no topo e com um mínimo de volume nos lados são uma boa escolha para ampliar os rostos arrendodandos.

Conhecer o formato geral de seu rosto pode ajudar a evitar com que você faça más escolhas no que diz respeito a estilos e cortes de cabelo. Um bom cabeleireiro leva o formato do seu rosto em consideração quando sugere um estilo. Um ótimo cabeleireiro evitará que você escolha um corte ou estilo que não seja favorável ao formato do seu rosto, e irá sugerir alternativas que a deixarão feliz e mostrando o seu melhor. 
Fonte

As famosas e nem tão famosas assim que ficaram bem de franja (na minha opinião rsrs)

  1. A cantora holandesa Floor Jansen
  2. A atriz americana Anne Hathaway 
  3. A atriz brasileira Priscila Fantin
  4. A atriz mexicana Jacqueline Bracamontes
Agora é a vez das famosas e nem tão famosas assim que não acertaram no modelo da franja (na minha opinião rsrs)

  1. A cantora brasileira Pitty
  2. A atriz americana Angelina Jolie
  3. A cantora sueca Anette Olzon
  4. A cantora americana Christina Aguilera
  5. A cantora finlandesa Tarja Turunen

Não sou muito fã de franjas curtas. Usei franja curta, bem estilo criança, durante quase toda a minha infância (tirei com 10/11 anos) e voltei a usar com 16 anos, mas deixei crescer logo. Não curti. Atualmente, uso franja longa, na altura do queixo... rsrsrs E vocês, leitores cafeinados? Meninas, vcs usam, já usaram, têm vontade de usar franja? Meninos, vocês curtem meninas de franja? rsrsrs

Fonte:Delas Ig

Beijos

Comentários

  1. Infelizmente franjas só servem para cabelos lisos, cabelos mais ondulados a crespo, franja é uma tortura. Várias amigas minhas que não tem cabelo liso cortaram e odiaram a experiência, mesmo com todos os recursos que temos hoje em dia.

    Eu já cortei e me arrependi. Adoraria usar uma franja, iria me favorecer muito no visual do rosto. Mas desisti dessa idéia... rs

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Adorei a matéria, Ká! :D
    Há alguns meses cortei a franja curta, e amei! Só não tenho saco pra ficar mantendo, indo no salão... então estou deixando crescer (que por sinal é a fase mais chata) e já está na altura da boca.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  3. Tenho trauma de infância por não ter tido a franja perfeita das paquitas, e aí sempre me vejo
    pensando em cortar... mas em mim só fica bonito se estiver mega ultra lisa e pro lado.
    Não dá pra usar franja bagunçada. Fico com cara de retardada....rsrsr

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas!

    Não sabia que existia um estilo para cada formato de rosto.

    beijinho*

    ResponderExcluir
  5. Depois de uma certa idade, acho que franja curtinha fica estranho... Deixa a mulher com cara de abestalhada... rsrsrs É melhor deixar para as menininhas.
    Mas um franjão sempre dá charme e movimento, né?
    Bjs,
    Lu

    ResponderExcluir
  6. Eu uso franjão na altura do nariz, mas estou pensando em dar uma escova definitiva no meu cabelo e cortar mais a franja. Só não sei se vai ficar bom, porque eu uso óculos de grau.


    Beijos...

    ResponderExcluir
  7. Meu rosto é redondo, e meu cabelo é comprido lizo e bem pesado, e também oleoso na raiz, queria mudar a cor do meu cabelo e fazer uma franja alguém pode me dar uma ideia. Beijos e desde já obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Como não somos profissionais de beleza, fica meio difícil te ajudar. Recomendo que procure um profissional e que ele analise seu rosto :D

    Posso compartilhar com você a minha experiência.

    Já tive o cabelo de várias formas, atualmente ele está na altura dos ombros - crescendo para chegar em algum lugar - é ruivo, não tenho mais franja, liso, oleoso na raiz e com bastante volume. Quando cresce costuma ter aquelas malditas ondinhas.
    Já fiz franja, e por infelicidade, fiz ela no calor, e não recomendo.
    Se você tem rosto oleoso vai ter que lavar o rosto toda hora, ou o cabelo ficará parecendo que foi besuntado na manteiga, todo grudado e feio.
    Particularmente o melhor estilo de franja que vejo hoje, é o da Floor Jansen ou da Priscila Fantin, as famosas falsas franja. Já fiz o estilo da Priscila e curti.

    Referente a cor, é uma questão de gosto, se jogue no que mais te agrada e seja feliz.

    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Opiniões diferentes serão respeitadas, apenas pedimos que sejam expostas com bom senso e respeito. Sente-se e não se esqueça de sua xícara de café. Desabafe conosco!

Postagens mais visitadas