Sobre evangélicos e fanatismo

Fanatismo (do francês "fanatisme") é o estado psicológico de fervor excessivo, irracional e persistente por qualquer coisa ou tema, historicamente associado a motivações de natureza religiosa ou política. Em psicologia, os fanáticos são descritos como indivíduos dotados das seguintes características: agressividade; vários preconceitos; estreiteza mental; extrema credulidade quanto ao próprio sistema, com incredulidade total quanto a sistemas contrários; ódio; sistema subjetivo de valores e intenso individualismo. Fonte: Wikipédia


Todos nós sabemos, ou deveríamos saber, que fanatismo de qualquer espécie que seja, religioso, político, por seu artista favorito e etc, não é algo nada saudável. Como vocês devem ter percebido, pelo título do post, irei falar sobre o fanatismo religioso, mais especificamente sobre os evangélicos.  Gente, não quero generalizar, até porque tenho conhecidos, amigos e familiares da religião que são pessoas muito boas. Então, isso não se refere a todos evangélicos. Há exceções, graças a Deus.

No entanto, conheço alguns evangélicos cujo perfil se encaixa em praticamente todas as características (de fanáticos) acima descritas. E é algo extremamente ruim, não só para os próprios fanáticos, como também para as pessoas de sua convivência, que ficam de saco cheio, e os seus próprios colegas de religião que não são assim, mas acabam sendo julgados como iguais por causa de uma grande parcela que é fanática.

Sabe aquele seu colega evangélico que fica falando o tempo todo da igreja, de como ele é “abençoado”, “perfeito” e “superior” aos demais pelo simples fato de seguir determinada religião? Aquele que vive falando mal das pessoas que não são da sua igreja, dizendo que todas são “pecadoras”, “sujas”, "indignas” e "que elas merecem ir pro inferno" (Sim, já ouvi algumas pérolas do tipo *medo*). Vamos combinar que isto é muito chato! PQP.

Na bíblia, é dito que todos nós somos irmãos, então eu penso que Jesus não quer que falemos mal dos nossos irmãos, que sejam feitas intrigas e que tenhamos ódio e mágoa no coração. “Não julgueis, para que não sejais julgados”.

Eu tenho a seguinte opinião: não adianta nada você usar saias até o pé (não é o caso de todas as igrejas evangélicas), não beber, não fumar e tantas outras coisas e ter o coração cheio de mágoa, viver falando mal de todos e se julgar superior (Cadê a humildade, amigo?)

Outro ponto crítico é a hipocrisia de alguns evangélicos. Explico melhor citando alguns casos, como exemplo:

1 - Na época do colégio, conheci uma menina toda piriguete, que já tinha perdido as contas de quantos meninos da escola havia dormido. E adivinhem... Sim, a criatura sempre foi evangélica, daquelas que usa saia até o pé e mesmo assim tinha esse comportamento.

2 - Tenho um conhecido evangélico que é noivo, mas não pode ver nenhuma mulher na frente que já dá em cima, querendo passar a mão em tudo, mesmo que a menina não dê a mínima bola. E ele enche a boca pra dizer que é evangélico. (Vergonha alheia, cara).

3 - Uma vez, um individuo evangélico me disse que é coisa do capeta pecado assistir televisão e que as novelas globais são manifestações do “coisa ruim” (pra não dizer outra coisa haha). Eis que a criatura começou a me contar tudo que acontecia numa determinada novela. TUDO, detalhes que nem eu sabia, pois eu não assistia sempre. Tenha a santa paciência! PQP ¬¬ Eu mereço uma coisa dessas?

Gente, não estou aqui para dizer o que é certo ou errado, até porque as pessoas fazem as suas escolhas independentemente disso e não  sou eu quem deve dizer o que é certo ou errado. Deus nos deu o livre arbítrio. Também não estou aqui para “falar mal” da religião e dizer que sou perfeita, pois eu não sou. Ninguém é. Todos nós erramos. Alô, somos humanos! 

O fato é que fanatismo é um porre. Além disso, é idiota usar o nome de Deus como respaldo para julgar e excluir (tem gente que nem gosta de falar com pessoas de outras religiões) o próximo. Por isso que muita gente já pensa “credo” quando alguém diz que é evangélico. O evangélico é visto como aquela pessoa chata, preconceituosa e "julgadora".  Sendo que nem todos são assim... E também tem o fato de muitos se esconderem atrás de uma mascara de perfeição, perfeição que não existe. Como já foi dito, fanatismo não é bom pra ninguém.  "Mais Jesus, menos religião, please" (PS: se você não acredita em Jesus tudo bem, é uma escolha sua, rs)

Beijos

Comentários

  1. Ei sinto dizer que tenho preconceito quando alguém me diz que é evangélico. Pelas coisas que colocou em seu posts e outras mais. É um pessoal que tende a ver o mundo só sob a ótica da religião e isso me dá agonia.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. A maioria das pessoas infelizmente busca a religião (qualquer que seja ela) por causa própria, por egoísmo. Prefiro mil vezes um ateu bom a um religioso corrupto, filho da puta.
    Geralmente a pessoa está triste, depressiva e ao escutar palavras de conforto e motivação começa a perceber que as coisas melhoram e ela atribui imediatamente a religião..a nova religião (acontece muito com macumbeiro que vira evangélico)..a pessoa começa a achar que tudo antes "dava errado" pois tinha uma religião X e agora que mudou tudo está dando certo. Ou seja..ela só quer que dê certo e nada mais. Em nenhum momento ela se coloca como o centro disso..como dona do próprio destino (muito mais fácil culpar alguém ou uma religião, né)
    As pessoas são fracas, orgulhosas e egoístas.
    Essa é a chaga da humanidade que destrói qualquer tentiva de religião.
    Deveríamos nos preocupar mais em fazer o bem, em compartilhar, só isso.
    É de amor que o planeta precisa e não de religião.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Verronique! A menina que me referi no itém 1 sempre foi evangélica, ela não se converteu e mudou. Ela mesmo sendo evangélica pegava vários.

    Bjo

    ResponderExcluir
  5. Nossa, Ká, é verdade! Tá bem escritinho lá em cima! O entusiasmo sobre assunto até me cegou! hehe. Vou refazer.
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  6. Esse assunto muito interessa. Gostei muito da forma com expôs a sua oponião porque, ao contrário de muitos, vc não generalizou e soube respeitar a crença de pessoas que, inclusive, leem esse blog. Engraçado e paradoxal como há gente que fala tanto contra o preconceito, mas tem uma visão arcaica e pobre a ponto de generalizar todos de uma religião e etc, e vc não fez isso.
    Realmente, é UÓ a atitude de muitos religiosos que conseguem o efeito inverso do que 'pregam': afastam as pessoas, dão maus exemplos e não mostram amor ao próximo. Ai ai.
    .
    Hum, vc me inspirou, hein! Vou até escrever algo sobre isso no meu blog um dia desses. = )

    Amém?

    Bjos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, gente. Tudo bem?
      Pois é. Eu já fui evangélico. Por 2 anos, mais ou menos. Tenho 17 anos, mas, já passei por muita coisa. Ainda mais por preconceito, na igreja que frequentava.
      As pessoas mais velhas falavam que:
      1: Meu rock é do diabo.
      2: Videogame não é bom. Não falavam que era do diabo, só que, ao invés de jogar, seria melhor ganhar almas.
      3: Todas as religiões, que tratam de entidades, como umbanda, espiritismo, é tudo do diabo. Inclusive, os preceitos católicos estão incorretos, e não servem a Deus.

      Por esses e outros motivos que saí de lá. Ultimamente, me encontro estudando, lendo. Prestes a adentrar a Maçonaria e a Rosacruz. Muito feliz, satisfeito, e bem de espírito.
      Se alguém quiser me adicionar no facebook, até para fazer amizade, contar experiências, será um prazer. Adoro conhecer novas pessoas.
      Aqui vai o link do perfil.
      https://www.facebook.com/gabrieldeoliveira.rocha

      Paz Profunda.

      Gabriel de Oliveira Rocha

      Excluir
  7. A Paz de Cristo irmã.


    Bom, coo diz minha amiga @DomNunes no Twitter:
    "Gente o @ThiagoNalli quer exterminar os Evangelicos da terra".

    Ou como dizia algumas de minhas ex-sogras:
    "Se você não é o demonio é filho dele".

    A Questão é simples, não gosto mesmo de alguns evangélicos, ou qualquer fanatismo religioso, seja Catolico, Evangelico, espirita ou qualquer merda que fique falando Jesus a cada 10 palavras. Odeio a Hipocrisia religiosa, eu mesmo conheço pessoas como a Ká citou (meninas Periguetes e Evanagélicas), eu dei a sorte de pegar 3 garotas filhas de pastor, elas eram "Otimas" de cama, pareciam que nasceram com esse DOM, porem, bastava fechar a porta do quarto e começa os Jesus aqui e Jesus ali.. rsrs

    Não sou o Demonio, ou sou sei lá, apenas não curto mesmo a hipocrisia, com a Ká menciona no final "mais Jeseus, menos religião". eu sempre cito Tiago 1:26-27. No qual diz resumidamente que a verdadeira religião é Visitar os orfãos e as viuvas, alem de que "Religião" sem Ações não é nada. Em Tiago 2:26 isso esta mais Claro. (Por que gosto mais do Livro de Tiago heim? rsrs).

    Gostei do POST Ká, Tudo bem que quebrou minhas pernas com ele, mais tudo Bem..rsrsrsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Aleluia irmãos...

    Oh balabalabala, chiclete, guaravita, guraplus...

    Sou evangélico (afastado), mas sou pra fazer parte do censo, que nem católico, mas não deixo de ser e abomino o fanatismo...

    Gostei da forma imparcial e não generalizada que expôs teu ponto de vista!

    Glória a Deus!

    ResponderExcluir
  9. sabe galera meu tio da fanático, e hj ele veio discutir comigo e com a minha mãe. falado que se nos "aceitasse-mos jesus", ele nos daria muitos bens! ou eu acho muitas pessoas procuram esse caminho por ilusão de que bens materiais serão acrescentados a sua vida por meio da igreja. meu tio não usa mais camisetas e nem bermuda ele só sabe construir barracões em um lote que ele tem.
    as outras pessoas da familia nem se quer dão a mínima pra ele, ele toma remédios controlados e agora não quer mais tomar pq ele me fala que deus mandou ele não tomar mais! isso é loucura.
    se antes de ser evangélico ele já ia coisas. faz algum sentido isso agora??

    bom.. eu acho que cada pessoa tem o direito de fazer o que quiser, desde que não faça mal a ninguém!

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Oi gente tudo bem?
    Olha vou dar minha opinião, espero não ofender ninguém:
    As pessoas tem preconceitos com evangélicos pois eles que tem CORAGEM de tentar seguir fielmente a palavra de Deus. É o que penso.( Posso estar equivocada, mas é a única razão que encontro até hoje.) Falo TENTAR porque não é facil. É muito facil dizer que acredita em Deus, mas é muito dificil deixar de lados bebidas, prostituição do corpo, farra etc. Logo a minoria que não só diz que acredita, mas AGE com base na sua fé, são criticados... tudo que é diferente, não é normal, comum... é vitima de preconceito. O POVO QUE SEGUE A PALAVRA DEUS É CHATO? ok, não vou descordar de você. Talvez não falar de sexo, bebidas, traições, mal dos outros, seja chato mesmo. Acontece que para os evangelicos conversar sobre Deus é muito legal, muito "maneiro". Tentar seguir a palavra de Deus NÃO é fácil, por isso tantos criticam. Eu não concordo com fanatismo, tenho 17 anos, não sou fanatica em Cristo, mas vivo para ele. Não sou perfeita, mas tento seguir sua palavra, respeito meu corpo, as pessoas, minhas relações, em fim.. Errar todos nós erramos somos humanos, eu as vezes posso magooar as pessoas, sou magooada, faz parte, temos de pedir desculpas, tentar não guardar magooa, é preciso tentar acertar e assim eu e muitos colegas fazemos. Te digo que existe os evangelicos hipocritas como os quais você citou, mas esses não são essencialmente evangelicos, são excesões . Eu tenho MUITOS amigos que não são evangelicos, e lhe digo nunca tive problemas... pelo contrario, sou alegre, e não só falo de Deus . Mas lembrem de uma coisa: A maioria das pessoas, só lembram de Deus quando precisam,e ele como é tão maravilhoso sempre é fiel, mas Devemos lembrar de Deus todos os dias e agradece-lo, e outra coisa, DEVEMOS PARAR COM O ACHISMO... " EU ACHO QUE DEUS NÃO BRIGA SE EU FAZER ISSO OU AQUILO... CHEGA!!!!!!!!!! DEUS DEIXOU A BIBLIA.. NÃO É O QUE VOCÊ ACHA, É O QUE A BIBLIA DIZ... ele deixou suas ordens, mandamentos, orientações, em relação a TUDO. Agora as pessoas seguem se quizerem...NINGUÉM É OBRIGADO, só devemos para de colocar "ideias" que Deus não deixou porque a biblia ta ai: JUSTA, RIGIDA, COM A PALAVRA VERDADEIRA.

    Bom é isso, beijos, felicidades a todos♥

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Opiniões diferentes serão respeitadas, apenas pedimos que sejam expostas com bom senso e respeito. Sente-se e não se esqueça de sua xícara de café. Desabafe conosco!

Postagens mais visitadas