Quando ficar sozinho é bom

Olá pessoas!
Encontrei um texto interessante e quero compartilhá-lo com vocês.

                                  
Dificilmente as pessoas escolhem ficar sós, elas são deixadas sós...

Desde pequenos, a idéia de " ficar só " nos é passada apenas como algo ruim e vinculada a pessoas que não conseguem ser amadas ou aceitas, à dificuldade que têm de viver em relação e assim por diante.

E, assim, "crescemos", rejeitando e temendo a solidão, jamais vendo nela um caminho. Não é raro conhecermos pessoas que fogem dela a maior parte do tempo e, ironicamente, elas mesmas a geram. E, justamente por temê-la, justamente por vê-la apenas como um estigma e uma situação injusta, essas pessoas são "deixadas sós".

Quando você é deixado só, o mundo perde o encanto e a vida perde o prazer. Torna-se difícil achar graça no que é só seu. Parece que a criança que existe dentro de cada um reclama por uma platéia que a aplauda, que confirme sua existência.

Entretanto, se você opta por ficar só, por reconhecer que este é o melhor caminho, naquele momento, a vida e o que o cerca não perdem a cor, pelo contrário, tomam nuances desconhecidas e libertadoras.

De repente, você pode estar pensando: “Mas eu não acredito que alguém queira ficar só!“ Você se esqueceu do que foi dito? É uma questão de escolha, escolha assumida, e não um mero querer por querer. E, na vida, existem vários momentos em que esta escolha pode ser muito boa. Não sei se você vai concordar comigo, mas aí vão algumas situações:
  • Quando você prefere ficar só a fazer o que não lhe dará prazer, mas somente ao outro.
  • Quando você se despede de alguém que faz com que você se sinta sozinho, apesar de acompanhado.
  • Quando você está à procura de si mesmo, de suas verdades, de seu centro.
  • Quando você quer se sentir livre, dar força aos seus desejos e sair da gaiola.
  • Quando você quer perder o medo de não conseguir viver sem alguém ao seu lado.
  • Quando você termina um relacionamento e precisa de um intervalo para reconstruir seus valores, antes de se envolver novamente.
Entretanto, antes de qualquer coisa, você tem que sentir a necessidade desta escolha, em função de seu bem-estar. Fica difícil reconhecer as vantagens deste momento, quando o outro nos deixa, quando não temos metas, quando desqualificamos nossas necessidades e desejos, quando não nos apropriamos de nossa história, quando só sabemos viver em função de alguém, quando brigamos com a realidade e não aceitamos o fato de que podemos nos relacionar e estar com, mas só estar com, e não ser preenchido pelo outro.

Quando a escolha é nossa, porque reconhecemos que, assim, nossa vida será mais saudável, a gente consegue se sentir forte por dentro, aberto para o mundo que é vasto, diverso, rico em situações e trocas e que nos acompanha até o final.

“A carência emocional é a pior forma de solidão.”( Leide Vonlins )

“Espero que você não se sinta sozinho pela facilidade de estar sempre rodiado de gente que não te enxerga nunca!” ( Bethoven Jasmim )

Comentários

  1. Belo texto!
    O que é triste mesmo, são pessoas ficarem procurando defeitos ou tentando arranjar companhia para pessoas sozinhas.
    E tão dificil pra sociedade aceitar certas escolhas mesmo que isso não ás incomode em nada né?!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. É verdade! Gosto de ficar só por muitas vezes...
    Pra pensar, recontruir valores, formar opiniões e entre outros.

    um grade abraço!

    ResponderExcluir
  3. Concordo bastante com o texto! Eu acho que escolhi esse caminho de ficar sozinha e não me sinto mal por conta disso! Digo acho, porque muitas vezes tenho dúvidas se é uma condição que se apresentou e eu não faço nada pra mudar, ou se busco realmente estar sozinha. Seja como for, não vejo nada de terrível na solidão!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Eu a-mo ficar sozinha néam...
    Para mim caiu como uma luva.
    Amo meu marido mas qd estou sozinha em casa não desgosto, curto.
    Sempre dei valor as minhas horas. Ao tempo que gasto comigo, que invisto em mim.
    Viajar sozinha é o melhor exercício de auto conhecimento que existe.

    ResponderExcluir
  5. Até hoje nunca entendi, nasci para ficar sozinha ou para ter alguém ao meu lado?!

    Atualmente deixo que as coisas aconteçam, busca sempre estar bem comigo mesma e acho que isso é o que mais influência em estar sozinha.
    Quando você se torna o centro do seu mundo, nada nem ninguém fará muita diferença você pode viver sozinho tranquilamente sem se preocupar com nada.
    A solidão na sociedade é visto como isolamento, mas na minha visão de mundo ela é vista como autoconhecimento.
    De que adiantaria ter mil pessoas ao seu redor e nunca estar satisfeito com nada?

    Percebo isso quando ando de ônibus, nunca estou satisfeita em estar ali.
    É..."solidão a dois de dia. Faz calor depois, faz frio. Você já foi e eu concordo contigo, você sai de perto eu penso em suicídio....Mas no fundo eu nem ligo!" Já dizia o Cazuza

    Ótimo texto Ká, beijosss!

    ResponderExcluir
  6. Lendo o texto percebi que estou sozinha porque estou à procura de mim mesma, mas também porque quero perder o medo de não conseguir viver sem alguém ao seu lado e porque preciso de um intervalo para reconstruir meus valores antes de me envolver novamente.

    É muito bom estar acompanhada, mas estar só tem muitas vantagens também: podemos ir aonde quisermos sem ter que ficar dando explicações à outra pessoa e também não temos a “obrigação” de fazer nada somente para agradar ao outro.


    Beijos...

    ResponderExcluir
  7. Hmmm...eu gostaria muito de aprender a ficar sozinha, gostaria mesmo! Mas sinto muito medo só de pensar nessa possibilidade...e meu grande sonho, minha meta de vida, sempre foi ter uma família! Talvez por isso eu tema a solidão: porque ela atrapalha uma das minhas maiores metas!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Opiniões diferentes serão respeitadas, apenas pedimos que sejam expostas com bom senso e respeito. Sente-se e não se esqueça de sua xícara de café. Desabafe conosco!

Postagens mais visitadas