Preconceito ou pré-conceito??

Preconceito ou Pré-conceito? O que vocês acham, qual dos dois conceitos é o correto? 
Tcham tcham tcham tcham...
Sério, fico um pouco chateada quando sou obrigada a ouvir alguém falando, como se essa palavra fosse duas diferentes. 
Não existe "pré-conceito", a confusão que todos fazem, ao acreditar que dizendo "pré-conceito" está sugerindo a  formação de um conceito antecipado sobre algo que não se conhece a fundo, está totalmente equivocada.
A palavra "preconceito" em si, é a própria junção do "pré" que vem antes de algo, neste caso é o conceito = opinião baseada em alguma coisa.

preconceito
(pre- + conceito)

s. m.
1. Ideia ou conceito formado antecipadamente e sem fundamento sério ou imparcial.
2. Opinião desfavorável que não é baseada em dados objectivos!objetivos. = intolerância
3. Estado de abusão, de cegueira moral.
4. Superstição.

Resolvi abordar o tema para tentar entender se realmente essa palavra ainda tem alguma função, ou se simplesmente a palavra "Humanidade" pode ser inserida em todas as situações em que as pessoas caracterizam como "preconceito"
("Fui humilhada. E quase chorei", disse Michelle, que tinha ido ao salão fazer as unhas e sobrancelhas.)
Uma mulher vai ao salão de cabeleireiro fazer as unhas, e tentam fazer com que ela pague uma taxa extra pelo excesso de peso. Segundo a gerente do estabelecimento, a cadeira só suporta até 90 kilos e o conserto da bichinha é cerca de R$2.500,00 reais. Fato, quase metade da população americana tem excesso de peso, devido aos maus hábitos alimentares e sedentarismo.
E se ela não quer manutenção nas cadeiras, porque não comprar logo uma que suporte o excesso de peso, só com uma manutenção ela compra 2 cadeiras estilosas aqui no Brasil.
Falta de humanidade ou preconceito? Julgar a mulher por seu tamanho, e fazer com que ela pague por isso não me parece ser um julgamento antecipado sobre um fato que existe. Se você olha para uma gordinha, logo vê que ela tem excesso de peso não precisa nem pesa-la. Todos adoram usar a palavra preconceito para definir a discriminação contra uma pessoa, mas na minha opinião o que faltou aqui foi HUMANIDADE.
humanidade
(latim humanitas, -atis)

s. f.
1. O conjunto dos homens.
2. Natureza humana.
3. Género humano.
4. Bondade.
5. Benevolência, compaixão.
Ok, ela está acima do peso. Então que tal ajuda-lá a perceber isso? Muitas vezes o excesso de peso acaba se tornando uma defesa, contra a falta de amor próprio e, até mesmo, pela vida.
O desejo de não existir faz com que as pessoas se afundem na comida em busca de satisfação. E talvez a satisfação nunca venha, pois a única coisa que estamos preocupados é com os pre-julgamentos, com o chamado preconceito. É lindinho sair por aí pedindo para que todos se respeitem, mas mtos desses que levantam a bandeira do "preconceito" são os primeiros a olhar de rabo de olho para uma gordinha, uma negra, homossexual ou o que seja.
Podemos esconder nossos preconceitos, posso julgar e não ofender e ai? Posso guardar o julgamento pra mim e não divulga-lo. A humanidade não, ou você é bondoso e tem compaixão com o ser humano ou não tem. É 8 ou 80!

Julgamos, erramos e nunca seremos perfeitos.Podemos mudar o corpo, mas nunca a alma. Podemos "comprar a felicidade" com carros, viajens e roupas caras, mas nunca o amor ao próximo.

Confuso? Talvez, mas no fundo seu subconsciente entendeu o recado, e está agora tentando não criar um conceito, simplesmente porque não quer parecer preconceituoso. Concentre-se no agora que pode mudar essa situação, esqueça os julgamentos e viva!

Era apenas isso que eu queria dizer, tentar entender não vale a pena, viver é muito mais importante.


Beijos
Pri Viotto

 Fonte: O Globo.com

Comentários

  1. Pri, post interessante o seu =)

    Eu penso que todos nós temos os nossos "preconceitos", é algo do ser humano. A diferença está em identicarmos e lutarmos contra eles. E sim, há muitas pessoas que sempre apontam o dedo para os preconceituosos e são as primeiras a discrimarem alguém por alguma coisa.

    Apenas complementando o seu raciocinio, digo que preconceito pode ser definido como uma opinião ou idéia preconcebida sobre algo ou alguém e discriminação consiste no tratamento desigual dado as pessoas devido as suas características. Ou seja, preconceito é a "idéia" e discriminação é a "atitude".

    Você pode julgar sem realmente conhecer e guardar seu parecer pra vc. Neste caso, vc não discriminou, mas teve a idéia, o que significa que o preconceito esteve presente.

    E sobre humanidade, não acho que seja 8 ou 80 não. Ninguém é 100% humano ou 100% desumano. É o que eu penso...

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Quem nunca olhou pra alguém e pensou... " Não vou com a cara de fulano" e depois que conheceu viu que era uma pessoa legal, quem nunca pensou também " fulana é mimada" e depois de conhecer a história da pessoa passou a compreênde-la e ter outra opinião... Infelizmente é normal, ter esses pensamentos pois são formados com base em nossas experiências... Eu li num livro (Eu Sei o Que Você Está Pensando) que o nosso corpo meio que conversa com outros corpos, vou exemplificar: No livro tem o exemplo de uma moça que estava sentada numa praça e que se aproximou um rapaz e depois dessa aproximação ela começou a se sentir mal, ela teve que sair dali. Depois passou um tempo e ela soube que o rapaz era uma pessoa má intencionada, se não me engano um bandido... E que o corpo dela deu aquela reação para que ela saísse dali pois estava correndo perigo... Esse rapaz mandou uma mensagem que o corpo dela recebeu e reagiu dessa maneira. Muitas vezes esse pré-conceito que formamos tem um porque, as vezes a pessoa não está num dia legal e ao conhecê-la você pensa " que pessoa chata" mas depois quando ela está bem você vê que a pessoa é muito legal.
    Na minha opinião, preconceito é muito relativo e estamos sujeito sim a ele, porque nosso cérebro compreende muito o que é padrão, é como se fossemos treinados para entender o que é padrão, por isso tem o termo "cabeça fechada". Então, o que temos que fazer é abrir a nossa mente, tentar compreender dar sempre muitas chances de entender a pessoa e isso pode levar mais tempo do que se imagina.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Deu vontade de escrever mais.... Adorei o tema, sério mesmo, é que cansa ouvir pessoas falando sobre preconceito sendo preconceituosas. O negócio é ter respeito. E sobre a mulher que teve que pagar pela manutenção da cadeira... Concordo que faltou humanindade e faltou respeito. Concordo quando você diz que as pessoas confundem, sim é verdade confundem mesmo, mas se as pessoas tivessem respeito nem teria esse problema de preconceito e nem confusão de termos...ahuhaua

    Beijinhos again...rsrs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Opiniões diferentes serão respeitadas, apenas pedimos que sejam expostas com bom senso e respeito. Sente-se e não se esqueça de sua xícara de café. Desabafe conosco!

Postagens mais visitadas