sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Dicas para se livrar do stress

Olá, cafeínados!

Hoje estou aqui para falar um pouquinho sobre o stress. Como hoje é sexta-feira  e nem todas as pessoas saem para balada, vão bebemorar com os amigos, então nada mais justo do que dicas para ajudar a combater os sintomas  causado pela maldita falta de tempo, ansiedade, e todas as desculpas que um ser stressado pode descobrir.

Stress é um transtorno psicológico que ronda todos que vivem uma rotina agitada, em uma metrópole cheia de caos e frustrações.
A ansiedade e a depressão são fortes agravantes para desenvolver os primeiros sinais de stress. Quem acredita que essa doença é totalmente destinta, que nada tem haver com essas tão corriqueiras doenças da moda, engana-se.
Devido as mudanças bruscas de atitudes, humor e crises de ansiedade que uma depressão pode desencadear, e claro influências do ambiente onde vivemos, temos o desenvolvemento desse transtorno mental. 

Na mente de uma pessoa stressada, é como se todas as coisas a sua volta ficassem duplamente mais difíceis, algumas teorias, dizem que o corpo cria um sistema de fuga se prepara para a guerra que pode acontecer entre ambiente e a mente humana, e esse é o fator que gera os problemas vasculares. Sua mente sobrecarrega seu corpo para defender-se de tudo e de todos, desencadeando uma série de problemas. internos, ou seja, em seu sistema. Como acontece com um computador quando tentamos abrir dezenas de programas ao mesmo tempo. Outras teorias se baseiam em deficiências genéticas.
"Pera lá, quer dizer que nasci com problemas?" Não, nosso corpo vive em constante mutação. Podemos desencadear falta de vitaminas, ou excesso de hormônios e testoterona , que junto a ansiedade e depressão, causam transtornos entre seus orgãos vitais e sua mente.
São teorias, para se ter certeza do que está acontecendo com seu corpo recomenda-se que procure um especialista.
Em todos os casos, se você acredita que pode previnir a situação com atitudes, curtir cada segundo do seu tempo. Recomendo que hoje faça diferente saia com os amigos, divirta-se. Se não for possível, aí vão algumas dicas para você conseguir manter a calma e tranquilidade durante as situações que podem ocorrer no seu dia.

1- Escreva num papel as situações, frases e pessoas que o fazem sentir mais stress, ao lado de cada um dos elementos stressantes anote motivos que desvalorizam a situação ou formas de supera-la.

2- Antes de agir/reagir respire lenta e pausadamente deixando o ar entrar pelo nariz e sair pela boca até sentir o coração abrandar. Assim tem tempo para relaxar um pouco antes de ter uma atitude ou tomar uma decisão errada, brusca, que só iriam aumentar os conflitos a longo prazo.

3- Reconheça sinais que podem indicar que é o stress que está a comandar a sua emoção face a determinada situação ou pessoa, e não tanto a gravidade dos factos em si. Nomeadamente se sente uma sensação de tensão, perigo iminente, necessidade de fuga, reflita se de fato esses sentimentos são adequados à realidade ou se por outro lado fazem parte de uma resposta exagerada à situação.

4- Realizar exercício aeróbio com regularidade é uma forma muito eficaz de gerir a ansiedade e produzir um relaxamento natural.

5 - Nos tempos livres não se feche em casa em frente à TV. Tenha actividades de lazer com a sua família e amigos, são verdadeiros escapes ao stress do dia a dia, quebram a rotina e mostra-lhe que na sua vida há coisas muito mais importantes do que os problemas que tem de enfrentar diariamente.

6- Durma bem, dormir as horas de sono necessarias é essencial para ter energia para enfrentar um novo dia.

7 - Procure técnicas de meditação que o ajudam a lidar com a ansiedade. Encontre uma forma de relaxar. Um passa tempo, aprenda algo de novo, como por exemplo a tocar um instrumento, algo que seja gratificante e permita que a sua energia e concentração por momentos sejam dirigidas a algo positivo.

8 - Use o humor para lidar com as situações stressantes, faça piadas sobre elas, divirta-se com o lado engraçado que as situações causadoras de stress podem ter.

9 - Tenha consciência do seu valor e do que é capaz de fazer. Um momento mau, uma pessoa que não gosta de si, um projeto falhado, não o definem como pessoa, mantenha uma visão global de si mesmo, de tudo o que já fez a nível pessoal e profissional. Cuide da sua auto-estima! A profissão não é a parte mais importante da sua vida, ou pelo menos não deve ser. Invista na sua vida pessoal, com mais suporte familiar tudo é mais fácil de enfrentar.

10- Faça uma viagem no tempo. Tudo o que pode parecer insuportável no dia de hoje, a longo prazo perde importância, imagine como vai recordar a situação atual daqui a 10 anos, muito provavelmente conseguirá mais facilmente relativizar todos os seus problemas!

Fonte: Wikipedia tiveram outros, mas a cabeçuda não anotou os links. Sorry!

Beijos, e até a próxima com muita paz e tranquilidade.
Tenham todos uma ótima sexta-feira!

2 comentários:

  1. Ultimamente eu ando bastante estressadinha... Especialmente pq estou naqueles dias ¬¬ e gripada!

    Vlw pelas dicas ^^

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Só existe uma coisa que acaba com meu estresse: cerveja, várias... rs...

    Beijocas

    ResponderExcluir

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