Constipação Intestinal

Olá meninas, resolvi escrever sobre constipação intestinal porque muitas mulheres (assim como eu) sofrem desse problema. Eu sempre evito tomar remédios, e assim procuro sempre um tratamento natural.
 Espero ajudar quem tiver esse problema com a pesquisa que eu fiz... =*

A prisão de ventre ou intestino preso (termos populares para a constipação e obstipação) são definidos quando a pessoa evacua menos de três vezes por semana. Na prisão de ventre as fezes geralmente ficam duras, secas, pequenas e difíceis de eliminar. Algumas pessoas com intestino preso acham dolorido tentar evacuar, e frequentemente tem sensação de inchaço e intestino cheio.

Algumas pessoas pensam que estão com intestino preso se não evacuarem todos os dias. Porém, a evacuação considerada normal pode ser de 3 vezes por dia a 3 vezes por semana, dependendo da pessoa. A prisão de ventre é um sintoma, não uma doença e quase todas as pessoas terão prisão de ventre em algum momento da vida, e dieta inadequada geralmente é a causa. A maior parte dos casos de prisão de ventre é temporária e não é séria.

As causas mais comuns em indivíduos saudáveis incluem a ausência de resposta ao estímulo de defecar, ausência de fibras na dieta, ingestão insuficiente de líquidos, inatividade física e uso crônico de laxantes.

A tensão nervosa, a ansiedade e uso de alguns medicamentos podem agravar o quadro. Porém, a constipação crônica pode resultar de uma variedade de distúrbios orgânicos e um médico deve ser consultado.



Este é um quadro que atinge de dois a 28% da população em países ocidentais. A vida moderna, os “fast-foods” e a falta de horários regulares para as refeições contribuem para esta condição. Uma a cada 200 mulheres jovens sofrem deste problema e apresentam uma piora do quadro nos períodos pré-menstruais (hormônios sexuais atingem níveis altos) e durante a gravidez (compressão do intestino pelo útero).

As dietas pobres em fibras resultam em um tempo de trânsito intestinal prolongado, permitindo uma maior absorção de água e a formação de fezes duras. As fibras alimentares são consideradas alimentos funcionais, pois apresentam benefícios para manutenção da saúde e prevenção de doenças. A utilização delas no quadro de intestino preso é de grande valia e elas apresentam grande vantagem em relação aos medicamentos, pois não viciam a mucosa intestinal e não apresentam efeitos colaterais. Porém, as fibras só têm efeito laxativo se houver grande consumo de líquidos ao decorrer do dia.

Alguns alimentos ricos em fibras são: farelos integrais, cereais integrais, grãos (trigo, aveia, milho), produtos integrais em geral, frutas e suco de frutas (exceto: maçã, goiaba e banana-maçã), verduras cruas e cozidas.


Algumas dicas para prevenir o intestino preso:

1. nunca ignorar o estímulo de defecar;
2. manter um horário para ir ao banheiro;
3. tomar café-da-manhã rico em fibras (granola, aveia, cereais);
4. realizar as refeições em horários regulares, sempre com bastante verduras e legumes;
5. aumentar ingestão de fibras;
6. consumir 2 litros ou mais de líquidos por dia;
7. praticar atividade física.



- Segue abaixo a receita de um suco laxativo que pode ajudar bastante, devido seu alto teor de fibras:

Suco laxativo

Ingredientes:

2 colheres de sopa de mamão picado
1 colher de sobremesa de ameixa preta
1 colher de sopa de farelo de trigo
1 copo americano de suco de laranja

Preparo: misture tudo e bata no liquidificador.
 
Quem estiver nessa situação, siga as dicas e procure um médico!


Beijos

Fonte: Webrun e Copacabana Runners

Comentários

  1. Ótimo post, tem muita gente que sofre do problema, mas tem vergonha de falar isso em público.
    O mais importante de tudo é poder solucionar ou minimizar os efeitos que podem atrapalhar na saúde da mente e do corpo.
    Porque querendo ou não, sempre que nosso corpo sofre nossa mente acaba nos deixando amudos, abatidos, sem vontade de cantar uma bela canção.

    Essa do périodo mentrual eu não sabia. Sempre que fico naqueles dias me dá uma vontade de ir no banheiro crônica, é incrível. Mestruação = Banheiro ahahahahah

    E essa receita de suco ai em...hum...serve até para quem não tem intestino preso até porque tem bastante fibra, vitamina C e nutrientes que auxiliam no emagrecimento por causa do seu alto teor de proteínas que dá aquela famosa sensação de saciedade.

    Muito bom.
    Beijos, inté!

    ResponderExcluir
  2. Quando eu era criança eu tinha intestino preso, lembro que meus pais me davam um remédio HORRÍVEL chamado Tamarine hauaahau Que nojo ¬¬ Só de lembrar tenho vontade de vomitar. Eca.

    Hoje em dia, não tenho mais intestino preso. Talvez seja pq me alimento melhor agora. E no período menstrual eu vou mais ao banheiro haha

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Pois é, o meu intestino fica feito relójinho no período menstrual...Mas depois, fica preso. E depois que comecei a comer granola meu intestino melhorou...

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Dani, atualmente o meu intestino também só fica regulado no período menstrual e olhe lá. Sempre que eu faço dieta o meu intestino fica preso, mas nunca ficou tanto como está agora. Para vocês terem uma idéia, nem mamão e Activia resolveram a situação. Tive que apelar para o Tamarine.


    Beijos...

    ResponderExcluir
  5. Fashionistas que me perdoem, mas o pretinho básico ainda é fundamental, rsrsrs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Opiniões diferentes serão respeitadas, apenas pedimos que sejam expostas com bom senso e respeito. Sente-se e não se esqueça de sua xícara de café. Desabafe conosco!

Postagens mais visitadas