Os benefícios e efeitos maléficos do café


Muitas pessoas usam a cafeína, mais precisamente o café, para ter mais energia para encarar o dia-a-dia e, conseqüentemente, melhorar o seu desempenho escolar e a produtividade no trabalho. Entretanto, a grande maioria dos consumidores do café desconhecem as suas substâncias saudáveis e os seus efeitos terapêuticos. O café contém vitamina B, lipídios, aminoácidos, açúcares e uma grande variedade de minerais, como potássio e cálcio, além da cafeína. Entre os benefícios desta bebida fantástica, quando ingerida moderadamente (de três a quatro xícaras por dia), podemos citar:

  • prevenção de vários problemas de saúde, como mal de Parkinson, depressão, diabete, câncer de cólon e etc.  
  • A melhora do desempenho na prática de esportes, devido as propriedades antioxidantes, que combate os radicais livres.
  • A melhora a taxa de oxigenação do sangue.
É um erro comum pensar que o consumo moderado de café está associado a doenças como infarto, malformação fetal, câncer de mama, aborto, úlcera gástrica ou qualquer outro tipo de câncer. Isso é mito. Além dos benefícios da bebida cafeinada, é importante listar os seus efeitos maléficos, em caso de consumo exagerado: 

  • Ação diurética compulsivo causadora de perda de minerais e oligoelementos, aminoácidos e vitaminas essenciais.
  • Causa enfraquecimento do organismo através da perda de sódio, potássio, cálcio, zinco, magnésio, vitaminas A e C, bem como do complexo B.
  • Possui relação direta com a doença fibroquística (eventualmente precursora do “câncer da mama”).
  • Pode causar o aparecimento de polipos (primeiro estágio do câncer no aparelho digestivo), verrugas, psoríases e outras afecções dermatológicas.
  • Reduz a taxa de oxigenação dos neurônios.
  • Provoca uma maior secreção de ácido clorídrico, causando irritações nas mucosas intestinais que causam colites e ulcerações, principalmente para quem sofre de gastrite.
  • Sua ação é acidificante do sangue, propiciando o surgimento de leucorreias, cistites, colibaciloses e variados acessos fúngicos.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Bristol (no Reino Unido) revelou que, em situações estressantes, as mulheres que tomam bebidas com cafeína conseguem resolver os problemas apresentados com mais eficiência. Já  no caso dos homens, é melhor não tomar café se tiver que passar por uma situação dessas.

A pesquisa ocorreu da seguinte forma: 64 voluntários foram divididos em duplas do mesmo sexo e da mesma idade. Logo em seguida, os participantes foram submetidos a alguns exames, como teste de memória, quebras-cabeça e tarefas de negociação. Para aumentar a pressão, os pesquisadores disseram que cada grupo faria uma apresentação pública após o fim dos exercícios.

Os dados obtidos na pesquisa revelam que as mulheres que tomaram bebidas cafeínadas conseguiram completar os quebra-cabeças por volta de 100 segundos mais rápido do que as outras. Por outro lado, os homens que tomaram café levaram 20 segundos a mais para terminar suas tarefas do que aqueles que não consumiram a bebida. Segundo os pesquisadores, a cafeína prejudicou bastante a memória dos homens.

Fontes: Wikipédia e R7

E aí, pessoas cafeinadas, bora tomar um café?

Beijos

Comentários

  1. Eu sou uma total viciada em café. Já fui viciada em drogas e cigarro e parei, mas café, que seria tão simples, simplesmente não consigo. Tomo café em excesso, preciso ficar em lugares que tenha acesso ao café. Se um dia o café for proibido, vou direto pro traficante... ehehe

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. "Reduz a taxa de oxigenação dos neurônios."
    Tá explicado porque eu sou assim ahahahahah
    Meus neurônios são reduzidos, então não penso muito bem ahahahhah
    Ótima matéria, sou vicia em café, pra mim é algo tão divino!! Não sou aquele tipo de pessoa que toma doses abissais durante o dia, mas muito tudo isso!

    Beijossss

    ResponderExcluir
  3. No meu caso não reduz a taxa de oxigênio, ele acelera o funcionamento!

    "Café é coisa pra macho"

    ResponderExcluir
  4. Nossa! Não sabia que café tinha tantos benefícios! Geralmente, só divulgam o lado ruim do grão...
    Eu não gosto muito de café, até porque não gosto muito de bebidas quentes. Mas eu adoro um capuccino ou café expresso de vez em quando...
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Sem meu cafezinho com leite de manhã, o dia já começa sem graça. Tenho que me conter para não cair no exagero...
    Gostei do blog de vocês!
    Um abraço,
    Lu

    ResponderExcluir
  6. Oi Ka,
    Legal a matéria do Café... Eu confesso que não sei dizer quais os efeitos do café no meu corpo, pois as vezes sem café fico mais irritado, daí se tomo café demais fico muito Stressado.
    No texto diz a média de 3 a 4 xicaras por dia.. Uhuuu estou na média então.. tomo umas 4 xicarás de 300 ML..hahaha Já reparou que essas pesquisas dizem: “Cosumo de YY xícaras..” mais não dizem quantidades de ml por dia.. Por exemplo o lance de que devemos tomar 3 litros de água por dia.. Por que não dizem: “Devemos tomar 10 copos de água por dia” daí tomo 10 Copinhos de 50ml rsrsrs... Tão confuso essas coisas né? O caso da xícara mesmo, existe vários tamanhos de Xicaras.. Váriosssssss...

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Amo, amo, amo.
    Acho um ritual extremamente terapeutico.
    Sem falar que é algo super simpático: Oi fulano, amigo, amiga..vamos tomar um café?
    Puta..é tudo de bom.
    Tomo uns 6 cafés por dia.
    Tomo em casa 2 xícaras antes de vir trabalhar.
    Tomo calmamente. Sigo o ritual.
    Converso comigo mesma. Me permito fazer isso.
    Durante o expediente levanto e tomo para relaxar..para desanuviar.
    Café, assim como o chopp, a cerveja..une as pessoas.
    Café neles!!!!
    Bora tomar!!!!

    (No post de hoje peguei um trecho sobre economias de merda que fazemos em nossas vidas e isso inclui o café. Peguei a matéria porque ontem entrei aqui, vi o post e não comentei. E sabia que já tinha ouvido essa comparação mas não lembrava onde. Resumindo: não corto meu cafezinho sagrado. Ponto.)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Opiniões diferentes serão respeitadas, apenas pedimos que sejam expostas com bom senso e respeito. Sente-se e não se esqueça de sua xícara de café. Desabafe conosco!

Postagens mais visitadas