Alimentos mandam embora a tal de TPM!

Quem nunca sofreu desse mal que atire a primeira pedra!
Lady Gaga vs Madonna as eternas divas da TPM para a revista Mundo Estranho.

Mau- humor, falta de paciência no cotidiano, vontade de querer matar aquela pessoa que te empurrou, pisou no teu sapato novo e de quebra roubou seu lugar no ônibus, vontade de ficar em casa comendo brigadeiro de colher e não se importar com os kilos que irá ganhar.
Bem, toda mulher passa por isso, algumas 3 dias antes outras uma semana, outras antes, durante e depois. Sim, algumas mulheres vivem em constante tpm, mas não tem relação com ciclo menstrual. 
Então voltemos ao assunto.

E os sofredores quem são? 
-TODOS!
Sim minhas cafeinados, não é só o tiozinho tarado da padaria que te chamou de doce de côco justo naqueles dias, mas também seu namorado, papagai, piriquito, pai, mãe etc. Se bobiar até o espelho leva!
Quando uma mulher está de tpm o melhor para vocês "terceiros" é deixar ela em paz! Ficar cutucando, falando merda será um desgaste emocional tanto para você quando para você, porque depois que passamos desses dias fatídicos, voltamos a raciocinar e quem vai remoer-se todo de raiva é você, nada nem ninguém, apenas você! Não fazemos por mal, é inevitável.
Algumas mulheres que utilizam anticoncepcionais afirmam ter esse período amenizado. Lembrando que esse fato não diminui com todas, alguns remédios anticoncepcionais podem afetar o emocional e ao invés de diminuir os sintomas ele pode agravar ainda mais, por esse motivo, procure sempre um especialista antes se sair se automedicando, só porquê "alguém" disse que funciona.
Se você como eu, prefere mil vezes a medicina alternativa do que remédios fajutos que apenas viciam e fazem você se tornar uma cobaia da ciência (vulvo vacina da gripe H1N1. Se você não se sentiu uma cobaia ao tomar uma vacina que não sabe os riscos que ela pode causar daqui uns 10 anos, parabéns você já pode ser considerado um rato de laboratório em nível 15.1, quando chegar no 20 espero que consiga deixar herdeiros na terra), que tal tentar fazer algo pelo metódo que funcionava no tempo de nossas bizavós?
Aí vão algumas dicas que elas seguiam e que faziam daquela época, algo natural e simples, sem precisar da ajuda de remédios e bulas de laboratório.

Até a próxima com sabor de canela e muito leite desnatado - é para manter a minha forma redonda de ser :D
Beijos, Pri Viotto!


- Beba bastante líquido
A água desintoxica o organismo e ajuda a desinchar. Tomar muito chás (menos mate e preto), sucos naturais, água de côco, sopas (sem creme de leite para não pesar na balança) ajudam.

- Alimentação rica em fibras
As fibras estão nos alimentos integrais (pão, macarrão, cereais), frutas, vegetais. Elas também ajudam o organismo a desintoxicar e a manter a glicemia (açúcar no sangue) estável, dessa maneira não sentimos vontade de beliscar o dia todo.

- Consuma alimentos com vitamina B
Os cereais integrais (juntamente com os vegetais verdes escuros e as carnes) são alimentos ricos em vitaminas do complexo B. Essas vitaminas diminuem as dores de cabeça e a vontade de atacar os doces. A Vitamina B6 controla os efeitos da aldosterona, hormônio produzido pela supra-renal na fase pré-menstrual que reduz a excreção de sódio e causa o inchaço.

- Ômega-3 para o bom humor
Os peixes de água fria (salmão, arenque, atum) e óleo de linhaça são ricos em ômega-3, uma gordura que tem propriedades antiinflamatórias e contribui para a diminuição do aparecimento de espinhas e de celulite. O ômega-3 também auxilia na manutenção do bom humor!

- Inclua oleaginosas no cardápio
Nozes, castanhas, amêndoa, pistaches são alimentos ricos em gordura poliinsaturada que combatem também a inflamação. Mas não exagere, pois eles são calóricos.

- Magnésio para controlar a saciedade
Alimentos ricos em magnésio, como abacaxi, vagens, castanhas, nozes, cenouras, folhosos verde-escuros e carboidratos complexos e integrais, controlam a voracidade por doce, o aumento do apetite e a dor de cabeça.

- Bem-estar no prato
Alimentos ricos em triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, responsável pela sensação de bem estar, são muito bem vindos. E são eles: leite e derivados (prefira os desnatados e magros), produtos a base de soja, frutos do mar, feijão, lentilha, arroz e grãos integrais, oleaginosas, ovos e sementes de girassol e gergelim.

- Faça seu intestino funcionar
Alimentos probióticos também são boa pedida, já que um de seus benefícios é enriquecer a flora intestinal, fazendo com que o intestino funcione direito e regularmente e elimine toxinas (subprodutos do metabolismo).

- Zinco é essencial
Para diminuir a irritabilidade, a ansiedade e a insônia, sintomas característicos dessa fase do ciclo, abuse de alimentos ricos em zinco: carnes magras, peixes (incluindo ostras e crustáceos), leite, cereais integrais, feijões e nozes.

Ilustração: André Almeida , Julia Bax
Fonte: Minha vida

Comentários

  1. Oi Pri!
    Há anos eu tomo um anticoncepcional que é feito para ser tomado direto, sem intervalos, e eu não fico menstruada. Logo, não tenho TPM. Como eu tinha um fluxo super irregular e sentia muitas dores, esse remédio foi a solução.
    Melhor para meu marido e as pessoas a minha volta, né? rsrsrs
    (se chama Cerazetti - se quiser perguntar para seu médico)
    Ps: a vontade de comer doce e de socar a cara das pessoas permanece...não era tpm.

    ResponderExcluir
  2. Faço tudo isso e ainda por cima tomo psicotrópicos pra bloquear a infeliz, mesmo assim eu sofro...

    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Eu tomo anticoncepcional há cerca de um ano justamente por causa da maldita TPM, tive que fazer um monte de exames antes, pois o médico pensou que eu tinha cisto. Cheguei a fazer outro tratamento, mas as cólicas e a irritação continuaram, fora que a minha menstruação ficou super irregular.

    O médico me disse que uns 15 dias antes de a menstruação vir é melhor evitar cafeína, sal, doces e frituras em excesso e abusar das frutas e verduras.

    Beijos...

    ResponderExcluir
  4. *Srtª Atitude, acho que você está certa nem com todo remédio do mundo essa vontade de matar alguém e de comer doce vai passar. Doce ilusão ahahahah.
    Meninas eu sou anti-remédios como eu disse, mas as vezes só as vezes penso em tomar. Vou me informar bem e procurar um psicologo ahahah

    Bjss

    ResponderExcluir
  5. Olá meninas,

    Eu também como a Pri prefiro procurar todas as alternativas naturais antes do remédio... Atividade física tem me ajudado um pouco, mas vou seguir as dicas!

    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Opiniões diferentes serão respeitadas, apenas pedimos que sejam expostas com bom senso e respeito. Sente-se e não se esqueça de sua xícara de café. Desabafe conosco!

Postagens mais visitadas